Belo Horizonte respira música de qualidade com a chegada da 23ª edição do Savassi Festival, que marca os 15 anos da plataforma com uma programação vibrante e diversa. De 23 a 29 de junho, o evento ocupa oito espaços culturais da capital mineira com mais de 50 atrações nacionais e internacionais, incluindo shows gratuitos, palestras, workshops, lançamentos de livros e ações formativas.
Com patrocínio do Instituto Unimed-BH, o festival reafirma seu papel como um dos mais relevantes do país voltados para o jazz e a música instrumental contemporânea, fortalecendo a cena musical e promovendo conexões entre artistas, público e território urbano.
Entre os destaques da programação estão a cantora Joyce Moreno, ícone da MPB; o trombonista nova-iorquino Ryan Keberle; a voz potente da sul-africana Sima Mashazi; o premiado clarinetista Oran Etkin (EUA); além de uma constelação de talentos brasileiros como Paulo Santos, Chico Amaral, Bruno Migotto & O Instituto, Waleson Queiros, entre outros.
Música para todos os públicos
O Savassi Festival espalha música por lugares como o Café com Letras, Conservatório UFMG, Praça Floriano Peixoto, Livraria da Rua, Idea Casa de Cultura, entre outros. A programação conta com iniciativas como:
- Palco Jazzinho e Mulheres na Música Instrumental, com atrações gratuitas para crianças e visibilidade feminina na música;
- Workshops e oficinas voltados à formação técnica, produção musical e discotecagem;
- Encontros e jam sessions com nomes da cena local e internacional;
- Discotecagens com DJs que integram o projeto Jazz Remixed, revelando novas narrativas sonoras.
O festival também celebra a música como agente de transformação social com o projeto TRAMA – Treinamento e Residência Artística para Músicos Independentes, além da oficina de sonorização com Flora Guerra e o III Simpósio Mulheres na Música.
Jazz, literatura e memória sonora
A programação ainda estabelece diálogos entre música e literatura, com lançamentos de livros sobre improvisação vocal e memória da música brasileira, como o livro “O Idiomatismo Composicional de Juarez Moreira”, de Gustavo Bracher, e “Entre o Samba e o Jazz”, de Glaw Nader.
Fechando a semana, o festival promove uma grande celebração com Glaw Nader e os participantes da residência TRAMA, com participações especiais de Sima Mashazi e Martin Zenker (Alemanha), conectando culturas em uma só melodia.
🎟️ Serviço
Savassi Festival – 23 a 29 de junho de 2025
📍 Locais: Café com Letras, Conservatório UFMG, Praça Floriano Peixoto, Idea Casa de Cultura, Livraria da Rua, Ototoi, entre outros
🎫 Várias atrações com entrada gratuita
🌐 Programação completa: www.savassifestival.com.br
📲 Redes sociais: @savassifestival