Milhares de mineiros aproveitaram o último fim de semana para garantir documentos, informações e orientação sobre direitos no coração de Belo Horizonte. O Mutirão de Cidadania, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), em parceria com a Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir), transformou o Parque Municipal em um grande polo de serviços públicos nos dias 8 e 9 de julho.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 11 mil pessoas passaram pelo espaço, acessando mais de 20 serviços gratuitos. Entre os mais procurados estavam a emissão da Carteira de Identidade Nacional, regularização de título de eleitor, orientações jurídicas pela OAB/MG, vacinação, cadastro no CadÚnico e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, destacou o impacto da ação: “Foram milhares de vozes ouvidas em um mutirão que reforça nosso compromisso com a cidadania e com a escuta qualificada da população. Cada atendimento subsidia políticas públicas mais eficazes.”
Com o mutirão, a OGE/MG já soma 53 Ouvidorias Móveis em 2025 a meta é chegar a 90 ações até dezembro. Além da Ouvidoria-Geral, a Rede Ouvir conta com ouvidorias da Cemig, Copasa, MGS, TJMG, MPMG, ALMG, TCE-MG, TRE-MG, OAB/MG e prefeituras da RMBH.
Para Maria Eufélia Gomes, que participou do evento, o saldo não poderia ser melhor: “Consegui fazer a nova identidade, atualizar o título de eleitor e ainda recebi orientações sobre meus direitos. Foi ótimo!”.