Criado em 2024 pela artista plástica Zackia Daura, o Movimento Minhocão nasceu como uma ação em defesa do meio ambiente e das águas, especialmente do rio São Francisco. Agora, com apoio da Lei Aldir Blanc, o projeto expande seu alcance para dentro das escolas, levando arte, literatura e reflexão ambiental a crianças e jovens.
A iniciativa promove oficinas criativas, rodas de conversa e atividades artísticas inspiradas no livro O Menino e o Minhocão, também escrito por Zackia. “Levo a história para os alunos e, juntos, criamos uma vivência lúdica e artística. O objetivo é despertar consciência ambiental, respeito à natureza, aos animais e à diversidade humana. Quero levar essa experiência a todas as cidades ribeirinhas do São Francisco”, afirma a artista.
Durante as ações, o simbólico guardião do rio, representado pelo Minhocão, percorre os corredores das escolas como mensageiro da preservação, semeando amor e respeito pelas águas.
O projeto une saberes ancestrais à urgência contemporânea da proteção ambiental, reforçando a importância do Velho Chico para a vida e a cultura das comunidades ribeirinhas.