O escritor, dramaturgo e roteirista Marcelo Rubens Paiva é o próximo convidado do Sempre Um Papo, em Belo Horizonte, para uma noite de histórias, memórias e reflexões. No encontro, Marcelo conversa sobre o livro “Ainda Estou Aqui”, que deu origem ao filme homônimo o primeiro longa brasileiro a conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional e lança sua obra mais recente, “O Novo Agora”, publicada pelo selo Alfaguara, da Companhia das Letras.
O evento acontece no dia 14 de julho, segunda-feira, às 19h30, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com entrada gratuita. Após o bate-papo, que terá mediação do jornalista Afonso Borges, o autor participará de uma sessão de autógrafos com o público. Os ingressos devem ser retirados online, a partir de 11 de julho, pela Eventim.
O Novo Agora: memória, paternidade e Brasil
Em “O Novo Agora”, Marcelo Rubens Paiva retoma sua história pessoal, costurando memórias e acontecimentos que dialogam com suas obras mais conhecidas: “Feliz Ano Velho” sucesso absoluto lançado em 1982 e “Ainda Estou Aqui”, de 2015. Desta vez, ele se coloca no papel de pai, explorando os desafios e descobertas da paternidade, enquanto revisita momentos cruciais do país: da guinada política recente à pandemia, passando pela fragmentação de seu casamento.
Com uma narrativa íntima, que avança e recua no tempo, o autor constrói um retrato realista e afetuoso de uma família que aprende a sobreviver em meio às incertezas. Entre passagens melancólicas e bem-humoradas, o livro reafirma o talento de Marcelo para transformar a própria vida em matéria literária.
Ainda Estou Aqui: memória, justiça e cinema
Em “Ainda Estou Aqui”, Marcelo resgata a história de sua mãe, Eunice Paiva, que enfrentou o desaparecimento do marido, o deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar, criando sozinha os cinco filhos e tornando-se advogada e defensora dos direitos indígenas. Publicado em 2015, o livro foi adaptado para o cinema em 2024, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, que recebeu o primeiro Globo de Ouro da história do cinema brasileiro.
Além do Oscar, o filme venceu o prêmio de melhor roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza, consolidando o impacto da obra no Brasil e no exterior.
Uma carreira múltipla
Marcelo Rubens Paiva é autor de romances, peças teatrais e roteiros para cinema e TV. Ganhou prêmios como Jabuti, Shell, Moinho Santista e Academia Brasileira de Letras. Entre seus livros mais conhecidos estão: “Feliz Ano Velho”, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos, “Blecaute”, “Meninos em Fúria” (com Clemente Tadeu Nascimento) e “Do Começo ao Fim”.
Sempre Um Papo
Criado em 1986, o Sempre Um Papo é um dos projetos literários mais importantes do país. Conecta escritores, artistas e público em encontros gratuitos, já realizados em 30 cidades brasileiras, somando mais de 8 mil eventos e 2 milhões de participantes. O projeto é patrocinado pela Emgea, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
📚 Serviço
Sempre Um Papo com Marcelo Rubens Paiva
📅 Data: 14 de julho (segunda-feira)
⏰ Horário: 19h30
📍 Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, BH
🎟️ Entrada gratuita retirada de ingressos a partir de 11 de julho na Eventim: eventim.com.br
ℹ️ Informações: www.sempreumpapo.com.br