A cidade de Belo Horizonte recebe, no dia 15 de junho, mais uma edição do festival Made in Minas Gerais, que chega à sua quinta edição com acesso gratuito e um saboroso tributo à Rota do Queijo de Minas. O evento ocorre das 11h às 19h no tradicional cruzamento das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, na Praça da Savassi, reunindo chefs, produtores, músicos e artesãos em uma verdadeira imersão na cultura gastronômica do estado.
Neste ano, o festival destaca a importância do queijo artesanal mineiro e promove a diversidade culinária com representantes de cinco regiões produtoras: Canastra, Mantiqueira de Minas, Diamantina, Araxá e Entre Serras da Piedade ao Caraça. Além da degustação e venda de pratos típicos e produtos artesanais, o público poderá acompanhar a estreia do concurso “Super Queijos”, que reúne peças gigantes produzidas com técnicas artesanais e longos períodos de cura. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos no site da Sympla, e o público é incentivado a levar 1 kg de alimento não perecível, destinado ao Instituto Adotar.
Idealizador do evento, Jordane Macedo explica que o Made in Minas Gerais “é o único evento que une todo o estado, com a Savassi orientada pelos pontos cardeais e ocupada exclusivamente por cozinheiros, queijeiros e produtores artesanais”. A proposta é proporcionar ao visitante uma viagem gastronômica sem sair da capital, com experiências que envolvem sabor, memória afetiva e pertencimento.
Pratos e chefs de todas as regiões
Ao todo, nove cidades mineiras participam desta edição, oferecendo pratos com preços entre R$ 22 e R$ 50. Entre os destaques, estão receitas como o “Arroz caldoso de tomate com burrata”, do restaurante Catorze Cozinha, de Itanhandu (Sul), o “Aligot de mandioca com queijo meia cura”, de Tiradentes, e a “Barriga de Porco na Brasa com Canjica e Creme de Queijo”, do Capitão Leitão, de Belo Horizonte (Centro).
No total, são 16 pratos principais e petiscos, que poderão ser harmonizados com cervejas, cachaças, vinhos e cafés mineiros, oferecidos por parceiros como Krug Bier, Prazer de Minas, Século XVIII, Zaro Café e Casa Geraldo.
O público ainda poderá votar no melhor prato da edição por meio de QR Codes disponíveis nos estandes. O mais votado levará o Troféu Dona Lucinha, homenagem a uma das maiores referências da culinária mineira.
Super Queijos: tradição e inovação
A grande atração desta edição é o concurso “Super Queijos”, que avalia peças artesanais de tamanho excepcional, com curas que chegam a 13 meses e pesos acima de 100 kg. Entre os participantes estão:
- Soberano Mantiqueira (130 kg), de Itamonte
- Canastra Imperial (36 kg), de São Roque de Minas
- Caprino da Mantiqueira (50 kg), de Itanhandu
- Ouro do Alto São Francisco (60 kg), de Lagoa da Prata
Os queijos serão avaliados por uma comissão técnica e por uma parte do público, que poderá se inscrever para degustar e votar. Após o concurso, os “Super Queijos” serão cortados e vendidos ao público em cunhas.
Exposição e experiências
Além das atrações gastronômicas, o evento apresentará uma prévia da exposição “Expedição Fotográfica pelas cinco rotas da Rota do Queijo de Minas”, com fotos de Sylvie Moyen, realizadas entre fevereiro e maio deste ano. A mostra valoriza os produtores, suas histórias e paisagens.
A Rota do Queijo de Minas, homenageada nesta edição, é uma plataforma que une turismo rural, gastronomia e experiências em queijarias de diversas regiões do estado. Criada em 2022, a iniciativa já conta com sinalização em rotas e QR Codes para guiar turistas, além de parcerias com instituições como UNIBH e Le Cordon Bleu, que ajudam a divulgar e valorizar a cultura queijeira mineira.
Realização e apoio
O Made in Minas Gerais é uma realização da Culturar Produções, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Ministério da Cultura, por meio das leis de incentivo. A apresentação é da Cemig, com patrocínio de Sicoob, ArcelorMittal e Mercure Savassi, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, entre outras instituições. A produção executiva é de Sandra Trópia e a gestão cultural da Pomar Cultural.