A VIDA ACONTECE POR AQUI

A VIDA ACONTECE POR AQUI

Lançamento do livro “Herdeiros de Zumbi” marca o Dia da Abolição da Escravatura em Belo Horizonte

WhatsApp Image 2025-05-08 at 16.40.05

No dia 13 de maio, data que marca os 137 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, Belo Horizonte receberá o lançamento do livro “Herdeiros de Zumbi – Mestres, Grupos Culturais e Artistas homenageados pelo Prêmio Zumbi de Cultura da Cia Baobá Minas”, organizado pela coreógrafa, arte-educadora, antropóloga e jornalista Júnia Bertolino. O evento gratuito será realizado às 19h, no Teatro Francisco Nunes, e contará com roda de conversa, exibição de vídeo e performance da Cia Baobá Minas. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro.

A publicação, da editora Mazza Edições, traz um registro das nove edições do Prêmio Zumbi de Cultura, realizadas entre 2015 e 2023, que homenagearam mais de 120 personalidades negras de destaque em áreas como arte, educação, religiosidade e ativismo. Considerado a maior premiação negra de Minas Gerais, o Prêmio é realizado desde 2009 pela Cia Baobá Minas, tradicional companhia dedicada à valorização da cultura afro-brasileira.

Com prefácio de Ricardo de Moura, da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, o livro reúne biografias dos homenageados e textos de diversas lideranças, artistas e representantes do poder público, como Jorge dos Anjos, Maria Mazza Mazarello, Pai Erisvaldo Pereira dos Santos (Babá Mejeuí), Diva Moreira, Macaé Evaristo, Celinha Gonçalves, Rui Moreira, Kidoialê, Eliane Parreiras, Bernardo Correia, Leônidas de Oliveira e Jacson Campomizzi, além da própria organizadora Júnia Bertolino.

A apresentação cultural da noite será a performance “Saudação à Ancestralidade”, da Cia Baobá Minas, que homenageia o feminino, a natureza e as raízes africanas por meio de dança, canto e poesia. Inspirada na obra da escritora Conceição Evaristo, a performance destaca elementos como a oralidade e a resistência cultural do povo negro.

O projeto integra o programa “Cultura na Cidade” e as “Ações Estendidas do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH”, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais por meio do Fundo Especial do Ministério Público – FUNEMP, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

Criada em 1999, a Cia Baobá Minas atua na promoção da cultura afro-brasileira por meio de dança, música, poesia e ações formativas. A companhia também anuncia que já estão abertas, via e-mail, as indicações de homenageados para o Prêmio Zumbi de Cultura 2025.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Acompanhe as últimas notícias e atualizações seguindo o perfil oficial da revista no Instagram: @bemvindarevista.