Nos últimos anos, a harmonização facial se tornou uma das técnicas estéticas mais comentadas e também uma das mais mal interpretadas. Nas redes sociais e em conversas do dia a dia, muita gente ainda confunde o que realmente é. Por isso, trouxe aqui alguns dos principais mitos e verdades sobre o tema para te ajudar a entender melhor essa arte de realçar a sua beleza natural.
Mito: harmonização facial deixa todo mundo com o mesmo rosto
A harmonização facial não tem como objetivo padronizar o rosto das pessoas, e sim realçar os traços naturais, respeitando a individualidade de cada um. Um bom profissional avalia a anatomia e o estilo de vida da pessoa, buscando resultados naturais e personalizados.
Verdade: harmonização facial pode ser sutil e discreta
Muitas pessoas acreditam que é notória a harmonização facial somente quando o resultado é exagerado. Mas, na verdade, o ideal é que ninguém perceba exatamente o que foi feito, apenas note um rosto mais harmônico, descansado e belo.
Mito: é um procedimento definitivo
A maioria das técnicas utilizadas na harmonização facial, como preenchedores e bioestimuladores, tem duração temporária, variando de 8 meses a 2 anos, dependendo do produto e do organismo da pessoa. Isso permite que os resultados sejam ajustados ao longo do tempo. Como fazem parte de um tratamento, dar sequência nos retornos do paciente evita que haja a perda dos resultados adquiridos e que volte a ser como antes, respeitando os prazos de ajustes da manutenção.
Verdade: a harmonização facial é preventiva
Muitas pessoas procuram os tratamentos estéticos quando os sinais do envelhecimento já estão evidentes. Mas a harmonização facial também atua na prevenção, estimulando o colágeno e cuidando da estrutura da pele antes mesmo que a flacidez ou as rugas apareçam com intensidade.
Mito: qualquer pessoa pode atuar na harmonização facial
Nem todos os profissionais que atuam na harmonização estão capacitados para isso. É fundamental buscar alguém com a formação adequada, profundo conhecimento em anatomia facial e utilização de produtos seguros. Os procedimentos podem ser realizados por biomédicos, dentistas e médicos com títulos de especialistas na área, de acordo com o conselho que os representa.
Portanto, a harmonização facial é uma ferramenta incrível quando usada com ética, bom senso e técnica. Ela não transforma, mas valoriza o que você tem de mais bonito. Sobre dúvidas ou curiosidades sobre como esse procedimento pode ajudar no seu caso, entre em contato com a minha equipe para realçar ainda mais a beleza que já existe em você.
Coluna produzida por: Julia Matos
Julia Matos é especialista em harmonização facial.
@dra.juliamatoss