O FESTUR 2025, Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto, acontece nos dias 04, 05 e 06 de junho no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O evento se firmou como um dos maiores encontros do setor de turismo e cultura de Minas Gerais, e nesta edição promete trazer resultados concretos de projetos iniciados em edições anteriores.
Entre os principais destaques da programação está o lançamento da Rota Turística Jaguara. A rota, que envolve os municípios de Itabirito, Ouro Preto, Rio Acima, Santa Bárbara e Barão de Cocais, será apresentada no Salão de Negócios, com exposição de produtos e roteiros turísticos. Além disso, será lançado o áudio book da Rota Jaguara, com foco no fortalecimento do turismo integrado no estado.
O evento também destaca o sucesso da Rota Caparaó Mineiro, projeto que teve início na primeira edição do FESTUR, em 2019, envolvendo as cidades de Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Alto Jequitibá. O projeto será discutido em um painel com os secretários de turismo dos municípios envolvidos, que apresentarão os benefícios gerados pela união entre as cidades para o desenvolvimento do turismo regional.
O Salão de Negócios contará com 30 expositores, entre eles destinos turísticos como Aiuruoca, Alto Caparaó, Itabirito, São João Del Rei e outros, que apresentarão seus produtos e experiências turísticas. O evento ainda terá painéis sobre temas importantes para o setor, como “Geração de Renda e Economia Criativa” e uma palestra sobre “Observação de Aves como Turismo de Experiências”.
Nesta edição, o FESTUR também marcará sua expansão para outros estados, buscando aumentar a visibilidade do turismo de Minas Gerais em todo o Brasil. O evento se estabelece, cada vez mais, como um espaço para o desenvolvimento estratégico e a integração do turismo com a cultura e a economia criativa.