Entre os dias 22 e 27 de abril, a cidade de Belo Horizonte será palco de uma celebração à arte, à longevidade e à diversidade com a chegada da quarta edição do Festival Sabiá. Com o provocativo tema “É moderno envelhecer”, o evento gratuito é voltado exclusivamente a artistas com mais de 50 anos e propõe uma ruptura com os estigmas do envelhecimento na cultura contemporânea.
Uma programação plural, acessível e gratuita
O festival ocupará dois espaços da capital mineira: a Casa Floreana (Avenida do Contorno, 3293 – Santa Efigênia), onde acontecerão os Encontros Sabiá entre os dias 22 e 24 de abril, e a Praça Floriano Peixoto, que recebe o grande encerramento nos dias 26 e 27. A entrada é gratuita em toda a programação.
Entre as mais de 20 atrações confirmadas, estão shows musicais, espetáculos teatrais, oficinas, rodas de conversa e vivências artísticas que promovem o diálogo entre gerações e destacam a potência da arte na maturidade.
Encontros Sabiá: vivências e reflexões
De terça (22) a quinta (24), o público poderá participar dos Encontros Sabiá, uma série de atividades na Casa Floreana voltadas para reflexão e troca de experiências sobre envelhecimento, arte e inclusão.
A programação traz nomes como Juarez Moreira, Tio Flávio, Ana Amélia Cabral, Titane e Ligia Amadio, além de exibições de curtas e rodas de conversa sobre etarismo, saúde emocional, longevidade ativa e o protagonismo de artistas 50+ no cenário cultural.
Confira a programação detalhada no site oficial do festival.
Shows, teatro e oficinas no fim de semana
A parte mais popular do Festival acontece nos dias 26 e 27 de abril, na Praça Floriano Peixoto. O espaço será transformado em um palco de diversidade e celebração com atrações como a cantora Amelinha, os grupos Meninas de Sinhá, Maria Cutia, Camarão de Rama, e o espetáculo “Tizumba África 50”, que homenageia os 50 anos de carreira do músico e produtor cultural Maurício Tizumba.
Além dos shows, haverá oficinas de dança sênior, tai chi chuan e teatro, além de apresentações voltadas para públicos de todas as idades, como teatro de bonecos e contação de histórias.
Catálogo 50+ e novos caminhos para a arte
Uma das grandes novidades da edição 2025 é o lançamento de um catálogo inédito com artistas e fornecedores culturais 50+ de Belo Horizonte. O objetivo é ampliar a visibilidade desses profissionais, criando conexões com outros festivais e espaços culturais por meio de um verdadeiro guia de talentos maduros.
A iniciativa reforça o compromisso do festival com a valorização da longevidade criativa e a inserção de artistas experientes em novas frentes de atuação.
A força da colaboração
O Festival Sabiá é uma realização da EncantaQueVoa, com apresentação do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Cemig, Instituto Unimed-BH e Banco Mercantil do Brasil. Conta ainda com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O patrocínio envolve o engajamento direto de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, além do compromisso da Cemig com o fomento à cultura regional.