Evento reúne degustação de cafés de seis regiões produtoras de Minas, 15 cafeterias locais, chefs e especialistas para promover o acesso e a valorização dos cafés especiais.
Minas Gerais é, há décadas, o maior produtor de café do Brasil — responsável por mais de 50% da produção nacional e lar da maior diversidade de regiões produtoras reconhecidas do país. Para celebrar esse protagonismo, Belo Horizonte sedia no dia 24 de maio a primeira edição do Festival Cultural Café em Festa, evento inédito que pretende reposicionar a capital mineira como referência mundial em cafés especiais.
Idealizado pela Liga dos Baristas, o encontro acontece de 10h às 17h, nos Jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita e uma verdadeira imersão no universo dos cafés especiais. O evento oferece experiências de sabor, conhecimento e valorização territorial, reunindo 15 cafeterias da capital, três chefs convidados para cozinhas ao vivo, bartenders com drinks de café, degustações, comidinhas e uma programação completa com aulas, palestras e talks sobre o cenário atual dos cafés especiais e suas diferentes formas de preparo.
“Temos a maior diversidade de regiões produtoras do mundo e um público cada vez mais curioso. Está na hora de o café ocupar o lugar que merece na mesa e no imaginário dos mineiros. Queremos despertar o orgulho pelo café especial enquanto produto de excelência do estado, e ampliar sua presença na gastronomia local, onde ainda ocupa um espaço modesto frente à sua relevância”, afirma Felipe Brazza, fundador da Liga dos Baristas e especialista em cafés especiais.
Para demonstrar essa riqueza, o Café em Festa vai oferecer cafés coados de seis regiões produtoras mineiras: Sul de Minas, Serra da Mantiqueira, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Caparaó. A proposta é destacar as diferentes características sensoriais de cada origem, promovendo o entendimento sobre terroir e reforçando o valor das regiões como um todo — para além de marcas ou produtores individuais.
O festival é fruto de um movimento iniciado em 2010, quando Felipe Brazza articulou o setor em Belo Horizonte após conhecer o projeto Café na Rua, em São Paulo. Com apoio do Sebrae, foi criada a Liga dos Baristas, que hoje retoma sua atuação com força, buscando ampliar o acesso ao café especial e transformar Minas e sua capital em protagonistas globais no setor.
O Festival Cultural Café em Festa é uma realização da Feirinha Aproxima e conta com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A iniciativa tem apoio do Centro Culinário Eduardo Maya, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Governo de Minas Gerais.