Entre os dias 14 e 17 de agosto, Belo Horizonte recebe a quarta e maior edição da Festa da Luz, um dos principais festivais de arte pública e tecnologia do país. Com 14 instalações de arte e luz espalhadas pelo baixo centro da cidade, o evento propõe um mergulho nas culturas urbanas, destacando manifestações como hip-hop, graffiti, funk e dança de rua.
A programação é totalmente gratuita e inclui intervenções visuais, performances, obras inéditas, video mapping e atrações musicais. A Festa da Luz 2025 é uma realização da Casinha, Híbrido, Pública e Governo de Minas, com patrocínio exclusivo da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Com o tema “Culturas Urbanas”, a edição deste ano retorna a espaços simbólicos como a Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, edifícios Sulacap e Sulamérica, rua Aarão Reis e Sapucaí — ocupando o hipercentro com arte e diálogo social. Artistas como Criola, Bolinho, DPaula, Homem Gaiola, Coletivo Levante, Alex Senna e a dupla Mutabile Arquitetura + João Hilbert estão entre os primeiros nomes confirmados.
Além de iluminar a cidade com tecnologia e criatividade, o festival reforça seu compromisso com a democratização do espaço público e com a valorização das expressões periféricas como formas legítimas de memória, resistência e futuro.
Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do evento: @festadaluz.art.