A exposição “Portinari: Arte Sacra”, que traz obras do acervo digital do aclamado artista brasileiro Cândido Portinari, estará disponível ao público de forma gratuita entre os dias 25 de janeiro e 30 de março de 2025, na Galeria de Artes Gilda Queiroz, em Belo Horizonte. Integrando o Circuito de Arte e Religiosidade, a mostra combina arte e espiritualidade, oferecendo uma experiência cultural e educativa aberta a todos.
Realizada em parceria com o Projeto Portinari www.portinari.org a exposição oferece um mergulho na obra sacra de um dos maiores nomes das artes plásticas brasileiras. Entre as reproduções digitais apresentadas estão peças icônicas como Os Anjos, os passos da Via Sacra, o painel de São Francisco do altar da Igreja da Pampulha e outras obras que retratam passagens da vida de Jesus, como a Natividade e a Fuga para o Egito.
Além das obras, a exposição oferece ao público acesso a cartas, fotografias, documentos e esboços que contextualizam o processo criativo de Portinari e sua ligação com Belo Horizonte. A mostra destaca a religiosidade presente em suas obras, trazendo novas interpretações e revelando aspectos pouco conhecidos de sua produção artística.

O Circuito de Arte e Religiosidade é uma extensão do projeto Natal Para Todos, criado inicialmente pelo Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis e pelo reitor Padre Elias Souza, com o apoio de Sergio Fernando Pinho Tavares e patrocínio da Cemig. Esta nova fase, que já contou com apresentações do Coral Puers Singers e do Grupo Folia de Reis Estrela do Oriente, visa ampliar a conexão entre cultura e religiosidade. “Acreditamos que a arte tem o poder de tocar o coração das pessoas, transmitindo mensagens de fé, beleza e esperança. Este circuito é uma oportunidade única de celebrar e prolongar a essência do Natal de maneira acessível e significativa para todos”, declara o Padre Elias, Reitor do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis da Pampulha.
A segunda fase do projeto tem a Galeria de Artes Gilda Queiroz como proponente, com a curadoria e pesquisa histórica sob responsabilidade da professora Simone Von Randow. A coordenação e produção ficam a cargo de Caio Rodrigues e Juliana Ribhas, da Caiolândia Produções, enquanto a coordenação artística é conduzida por Patrícia Gomes Alves de Souza.

Em 1979, João Cândido Portinari, filho do renomado pintor, fundou o Projeto Portinari, do qual continua como fundador e diretor geral. Este projeto desempenha um papel fundamental como parceiro no Circuito de Arte e Religiosidade, reafirmando seu compromisso de tornar o acervo artístico de Portinari acessível de forma democrática e educativa.
Oficinas gratuitas complementam a programação
Durante o período da exposição, a Gilda Queiroz Galeria de Artes sediará oficinas gratuitas para diferentes públicos:
· Oficina de Desenho (05/02/2025): ministrada pelo artista e professor Diogo Duar, é voltada para adultos iniciados em artes e propõe um diálogo com as obras sacras de Portinari.
· Oficina de Pintura (12/02/2025): sob a orientação de Rafael Abreu, crianças e adolescentes neurodivergentes poderão reinterpretar os traços de Niemeyer em uma vivência inclusiva e criativa.
Serviço
Exposição: Portinari – Arte Sacra
Abertura: 25 de janeiro de 2025, às 19h
Visitação: 25/01 a 30/03/2025
Terça a sexta-feira: 13h30 às 19h
Sábado: 10h às 15h
Local: Galeria de Artes Gilda Queiroz (Rua Manaus, 52, Sala 303 – Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG)
Entrada gratuita
Oficinas:
Desenho: 05/02/2025, das 15h às 18h
Pintura: 12/02/2025
Turma 1: 9h30 às 11h30
Turma 2: 14h30 às 16h30