A cerimônia, repleta de brilho e entusiasmo, também simbolizou o lançamento oficial do Carnaval de BH, dando início aos preparativos para uma das festas mais aguardadas do ano. A nova realeza já começa a cumprir a missão de contagiar os foliões com animação e promover a cultura carnavalesca por toda a cidade.
No último domingo (12), o Espaço CentoeQuatro, na Praça Rui Barbosa, foi palco da escolha dos representantes da Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2025. O evento marcou oficialmente o início dos preparativos para a maior festa popular da capital mineira.
Entre oito homens e oito mulheres previamente selecionados, foram eleitos o Rei Momo, a Rainha e a Princesa do Carnaval. A nova “realeza” recebeu faixas, figurinos e uma premiação em dinheiro, além da responsabilidade de representar o espírito carnavalesco em compromissos e eventos que antecedem e celebram a folia em BH.
Os candidatos à Corte Momesca se apresentaram trajando vestimentas específicas, conforme estipulado em edital da Prefeitura de Belo Horizonte. Suas performances foram avaliadas por uma comissão de jurados da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) com base nos seguintes quesitos:
Comunicação, simpatia e espírito carnavalesco;
Desembaraço, sociabilidade e facilidade de expressão;
Elegância e graciosidade;
Samba no pé.
Os participantes ainda precisaram atender a critérios como ser brasileiro nato ou naturalizado, morar na capital, ter idade mínima de 18 anos, possuir ensino fundamental completo, não ser vinculado a órgãos da prefeitura, não ter ocupado os mesmos cargos na última edição do concurso e estar disponível para a agenda de compromissos oficiais.
O evento contou com apresentações do Bloco Caricato Bacharéis do Samba, da Escola de Samba Canto da Alvorada, do artista Fabinho do Terreiro e do DJ Vini Brown.