A VIDA ACONTECE POR AQUI

A VIDA ACONTECE POR AQUI

Comerciantes apostam em alta de vendas para o Dia dos Pais em Minas Gerais

perfumaria
Expectativa positiva anima lojistas mineiros para o Dia dos Pais; vendas online, promoções e pagamento no cartão devem impulsionar o consumo em 2025

As vendas para o Dia dos Pais devem crescer em Minas Gerais em 2025, de acordo com a pesquisa Expectativa de Vendas Dia dos Pais 2025, realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG. O levantamento aponta que 55,2% das empresas impactadas pela data acreditam que irão vender mais do que no ano passado uma parcela que reforça o otimismo do setor, já que 68,5% dos empresários estão confiantes no desempenho das vendas.

Itens como roupas, calçados, kits/cestas e carnes aparecem no topo da lista de produtos mais procurados para presentear na data, que é uma das mais importantes para o comércio varejista no segundo semestre. “O Dia dos Pais é uma data com grande apelo emocional, o que faz com que, mesmo com orçamentos apertados, muitos consumidores busquem opções de presente. Para os lojistas, é o momento ideal para investir em promoções e em estratégias que reforcem o vínculo com os clientes”, analisa Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.

Ainda segundo a pesquisa, 29,1% dos estabelecimentos acreditam que as vendas ficarão no mesmo patamar de 2024, enquanto 15,7% esperam resultado inferior. Para estimular o consumidor, promoções, atendimento diferenciado e divulgação em redes sociais lideram as ações planejadas pelas empresas. O cartão de crédito deverá ser o principal meio de pagamento, segundo 79,3% dos empresários, com um tíquete médio estimado entre R$ 70,00 e R$ 200,00.

A presença digital também deve pesar: 65,4% das empresas atuam com algum canal online sendo o WhatsApp (95,5%) e o Instagram (39,5%) os mais utilizados. As vendas virtuais representam até 10% do faturamento para quase metade (48,7%) dos lojistas.

Realizada entre 7 e 14 de julho com 409 empresas em todas as regiões de Minas, a pesquisa reforça a expectativa de que o comércio aproveite o impulso emocional da data para movimentar estoques e gerar receita extra no período.

Perguntar ao ChatGPT

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Acompanhe as últimas notícias e atualizações seguindo o perfil oficial da revista no Instagram: @bemvindarevista.