Entre os dias 25 e 30 de junho, a histórica cidade de Ouro Preto (MG) se transforma novamente no epicentro das discussões sobre memória, preservação e educação no audiovisual, com a realização da 20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Consolidada como o único evento do país a unir cinema, história e políticas públicas, a CineOP chega a duas décadas reforçando seu papel como guardiã da memória audiovisual e agente de transformação social.
A edição comemorativa propõe um olhar sobre o humor das mulheres no cinema brasileiro, destacando as trajetórias e criações das artistas que subverteram estereótipos e ampliaram as possibilidades da linguagem cômica. Ícone dessa expressão, a atriz Marisa Orth é a grande homenageada do ano. Reconhecida por sua versatilidade, Marisa se tornou referência ao ironizar e desconstruir representações femininas na televisão, no teatro e no cinema.
A programação gratuita presencial e online reúne 147 filmes, debates, rodas de conversa e encontros estratégicos para pensar políticas públicas voltadas à preservação, ao cinema e à educação. Os espaços que receberão o público incluem a Praça Tiradentes, o Centro de Artes e Convenções da UFOP e o Cine-Museu da Inconfidência, além da plataforma www.cineop.com.br.
Outro destaque da 20ª edição é a criação do Prêmio Preservação, que nesta primeira edição homenageia o professor João Luiz Vieira, referência nacional na área, por sua contribuição à formação de profissionais e defesa de políticas públicas no setor.
Na temática da educação, a CineOP propõe reflexão sobre os acervos audiovisuais como ferramentas pedagógicas e lugares de memória vivos, essenciais para práticas inclusivas e democráticas nas escolas, em defesa da implementação da Lei 13.006/2014.
Com o tema “Criar Memória”, a mostra reafirma seu compromisso com a circulação dos filmes do passado para novos públicos e o fortalecimento da cultura audiovisual brasileira.
Serviço:
📍 25 a 30 de junho – Ouro Preto (MG)
🎬 Programação gratuita
🌐 Mais informações: www.cineop.com.br