O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) inaugura no dia 23 de abril a ocupação “Trilogia Matriarcas”, em homenagem à trajetória de Helena Theodoro, primeira doutora preta em filosofia do Brasil. A programação, que celebra seus 80 anos de vida e sua contribuição à cultura afro-brasileira e ao enfrentamento ao racismo estrutural, oferece ao público uma rica imersão no legado dessa importante figura. O evento inclui teatro, exposição, debates, música e cinema e conta com o apoio do Ministério da Cultura, Banco do Brasil e Banco BV.
A Trilogia Matriarcas – Mãe Preta, Mãe de Santo e Mãe Baiana
A ocupação tem como base os três espetáculos da “Trilogia Matriarcas”, que retratam as experiências de mulheres negras que, através de sua força e resiliência, transformaram suas realidades.
- Mãe Preta (25/04 a 24/05) estreia com direção de Lucelia Sergio, trazendo a história de uma mulher negra que, após enfrentar perdas irreparáveis, se reconecta com a ancestralidade e o afeto familiar.
- Mãe de Santo (27/04 a 25/05), dirigida por Luiz Antônio Pilar, aborda os múltiplos papéis desempenhados pelas mulheres negras ao longo de suas vidas, refletindo sobre ancestralidade e espiritualidade.
- Mãe Baiana (28/04 a 26/05), com dramaturgia de Renata Andrade e Thais Pontes, explora a memória afetiva de uma relação geracional entre avó e neta, abordando o luto e o legado de gerações passadas.
Show de Abertura com Fabiana Cozza
Para dar início à ocupação, a cantora Fabiana Cozza se apresenta no dia 23 de abril, às 19h, celebrando sua ancestralidade e sua trajetória no samba.
Exposição “Baobá de Memórias – Uma Homenagem a Léa Garcia” e Cinema
A exposição, que pode ser vista de 23 de abril a 26 de maio, faz uma homenagem à atriz Léa Garcia e apresenta cenas e bastidores de “Mãe Baiana”. O público também poderá conferir a exibição do filme “Mãe Baiana” de 30 de abril a 22 de maio.
Debate e Oficina com Helena Theodoro
Nos dias 26 e 28 de abril, Helena Theodoro participa de um debate e uma oficina, discutindo a presença da mulher negra no cinema e abordando o “Princípio Feminino nas Filosofias Africanas”, com foco nas suas vivências e estudos afro-brasileiros.