A noite da última quarta-feira (23) foi marcada por emoção e reconhecimento na residência do advogado, escritor e vice presidente do IHGMG Ozório Couto, em Belo Horizonte. A cerimônia solene celebrou a entrega da Medalha Comemorativa dos 100 anos do município de Luz, em Minas Gerais honraria criada em 2023 pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) com patrocínio da Câmara Municipal de Luz, em alusão ao centenário de emancipação político-administrativa da cidade.
Entre os cerca de 20 agraciados com a medalha, que tem caráter comemorativo e não honorífico, esteve o editor e empreendedor cultural Ronymarco Lemos, sócio-fundador da revista Bemvinda. Amigo próximo do município e colaborador ativo em projetos locais, Ronymarco foi reconhecido por sua atuação na valorização da cultura e da memória luzense.
“É com imensa honra e gratidão que recebo a Medalha Comemorativa do Centenário da Cidade de Luz em Minas Gerais. […] Esta medalha não é apenas minha. Ela pertence a todos que acreditam na força da cultura, da memória e da colaboração para transformar comunidades”, declarou o homenageado, emocionado.
Sua contribuição incluiu a produção dos impressos comemorativos do centenário e o suporte à criação do painel principal do Museu Histórico de Luz Casa Grande Capitão Dú, obra da artista Yara Tupynambá.
A medalha, cunhada pela Sulox, traz em sua face principal a estilização da fachada do museu e, no verso, o brasão do município. A proposta remete à tradição antiga de cunhar medalhas comemorativas, comum entre os povos da Grécia e Roma Antiga.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e personalidades. Entre elas, o ministro do TCU Antônio Anastasia, o ex-governador Eduardo Azeredo, o desembargador Saulo Versiani Pena, o ex-ministro Caio Guiher de Mello, o vereador e ex-prefeito Lucas Gontijo Guimarães e o cientista e médico Geraldo Duarte, da USP.
Representando o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais estiveram presentes o presidente eleito Antônio Marcos Nohmi; os presidentes eméritos desembargador Aluísio Alberto da Cruz Quintão e coronel Paulo Duarte Pereira; o anfitrião e advogado, escritor e terceiro vice presidente do IHGMG Ozório Couto; o secretário-geral Antônio Carlos Albuquerque; o primeiro secretário Iácones Batista Vargas; o diretor de medalhística e idealizador da honraria, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant; e o decano Daniel Antunes Júnior, de 104 anos.
O evento foi encerrado com apresentação da violinista Adriana Cortes e um coquetel assinado pelo buffet Sônia Ferreira, em uma noite que celebrou não apenas os 100 anos do Município de Luz, mas também o compromisso de seus amigos e filhos com a preservação da história e da identidade local.